De 22 a 23 de março decorreu um Ciclo de Palestras de Matemática nas escolas de Tavira. Esta foi uma iniciativa do Grupo de Matemática, tendo alunos da nossa escola sido responsáveis pela dinamização de palestras junto dos seus colegas do ensino básico.
A presente mensagem contempla unicamente as palestras ocorridas na Escola Básica n.º 1 ( escola da Estação) , no dia 22 de Março:
Palestra 1: Evolução do Conceito de Número
“Entre os sistemas de numeração da antiguidade destacam-se: o egípcio, o romano, o babilónio, o maia e o indo-arábico.Em todos os sistemas de numeração da antiguidade havia os princípios de agrupamento e de troca, mas poucos tinham o princípio do valor posicional ou um símbolo para representar o zero.
Atualmente, o Sistema de Numeração mais utilizado é o sistema decimal (base 10), assente na utilização de dez dígitos. Alguns historiadores supõem que o sistema decimal foi adotado pelo homem primitivo por compatibilidade com o número de dedos das mãos.
A base de um sistema é a quantidade de algarismos disponível na representação. O sistema base 10 competiu, para se tornar o sistema padrão, durante uma fase longa da história da humanidade com o sistema de numeração base 60, cujos resquícios ainda são vistos no sistema de divisão do tempo, 1 minuto de sessenta segundos e 1 hora de sessenta minutos, e na trigonometria, onde o círculo é dividido em 360 graus (660). Os computadores utilizam a base 2 (sistema binário) e os programadores, por facilidade, usam em geral uma base que seja uma potência de 2, tal como 24 (base 16 ou sistema hexadecimal) ou eventualmente ainda 23 (base 8 ou sistema octal).”
Público-alvo: Alunos do 1º Ciclo
Dinamizadores: Inês Faleiro, Mariana Faleiro, Marta Faleiro, Nuno Custódio e Rita Simão
Palestra 2: Regularidades e Sequências
Ao longo dos tempos este “ problema dos coelhos”, proposto por Fibonacci, matemático do século XIII, despertou muito interesse no mundo dos matemáticos.
Curiosamente, nos dias de hoje, continua a ser alvo de estudo, já que a sua solução se baseia numa sequência de números, rica em regularidades e curiosas propriedades.
Vamos à descoberta?
Grupo 500 - Matemática
Público-alvo: Alunos do 1º Ciclo
Dinamizadores: Carlos Teixeira, Daniela Domingues e Mariana Carlota.