Projecto LIFE + Trachemys
“Estratégias e técnicas demonstrativas
para a erradicação de cágados invasores”

O projeto
A introdução de espécies exóticas invasoras é atualmente um dos principais problemas de
conservação da biodiversidade, em todo o mundo. Na Europa, e em especial na zona mediterrânica, a presença de tartarugas-de-água-doce alóctones (exóticas) é especialmente preocupante para as espécies autóctones (nativas).
O projeto LIFE + Biodiversidade intitulado “Estratégias e técnicas demonstrativas para a erradicação de cágados invasores” pretende erradicar os cágados invasores do nosso país, usando várias técnicas: diferentes tipos de armadilhas, cães de busca e georradar para ninhos.
Quais os perigos da existência das espécies invasoras?

Causas de introdução da Tartaruga-da-Flórida
A principal causa de introdução de espécies exóticas fora da sua área natural de distribuição a
nível mundial, deve-se em grande parte ao seu comércio como animais de estimação e consequente fuga ou libertação deliberada pelos seus proprietários. Estes cansam-se do seu animal de estimação comprado na loja e vão libertá-lo na ribeira mais próxima, desconhecendo os perigos que representa tal ação para os nossos cágados nativos.
Estas tartarugas alimentam-se de várias espécies de plantas e animais, desde insetos e outros
invertebrados até todos os vertebrados, incluindo anfíbios e répteis, pequenos mamíferos e aves, que são o alimento dos nossos cágados.
Legislação
A importação de uma das espécies invasoras foi proibida a 9 de dezembro de 1996. A 21 de dezembro de 1999, a detenção e comercialização de todas as subespécies desta espécie foi proibida através do Decreto-Lei nº 565/99.
Como ajudar?
- Nunca liberte plantas ou animais exóticos na natureza;
- Nunca recolha animais ou plantas nativas do meio natural;
- Antes de adquirir um animal exótico, informe-se da sua biologia (e.g. Tamanho que atingem e época de hibernação) e pondere se o poderá manter durante todo o seu período de vida;
- Se possui um animal exótico e já não tem condições para cuidar dele, entregue-o nos Centros de Receção oficiais ou contacte o ICNB ou o SEPNA-GNR para o encaminharem para o local mais apropriado.
- Se observar cágados exóticos invasores na natureza ou à venda, comunique-nos através dos contactos do projeto.
CONTACTOS DOS CENTROS DE RECEÇÃO OFICIAIS:
RIAS - Olhão (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Ria Formosa)
E-mail: rias.aldeia@gmail.com
Tel: 927659313
AJUDE A MANTER A BIODIVERSIDADE
A professora, Margarida Diniz e e a turma TCM2