Oficina RECICLAR COM ARTE

No dia 5 de Abril realizou-se, na nossa escola, a Mostra / Oficina «Reciclar com Arte», visando a mesma contribuir para a sensibilização da comunidade educativa para as questões da sustentabilidade, designadamente no que concerne ao impacto ambiental resultante da enorme acumulação de resíduos, que tem sido uma realidade ao longo de décadas.

A oportunidade surgiu pelo facto de, nos cursos nocturnos, existirem formandos com dotes artísticos e capacidade inventiva para fazer do velho novo e transformar um objecto banal numa peça com valor acrescentado, em termos práticos e estéticos.

Durante cerca de duas horas e meia, o público que circulava no polivalente teve a oportunidade de apreciar várias propostas, tendo também sido convidado a interagir com os "mestres".

Ana Margarida Salvador expôs uma mostra de peças com base na reutilização de tecidos e outra de pequenos e charmosos arranjos florais. Noutra banca, Lurdes Leal apresentou porta-retratos feitos com fósforos já utilizados e propostas de reaproveitamento de papel de jornal para a construção de pequenos cestos, copos para lápis, pisa-papéis, entre outros utensílios. Exemplificou e ensinou, também, a técnica de cestaria aplicada ao papel de jornal. Elsa Margarida, por sua vez, expôs objectos construídos com feltro, tecidos velhos e aplicações variadas, como missangas e botões, novos ou reutilizados. Por último, Lina Brito - ceramista, escultora, pintora - deu a conhecer a forma como respiga, ora reaproveitando as tintas, as cores, os pedacinhos de barro que sobram, ora reaproveitando peças preexistentes.

Como se tratava de uma oficina, o público assistente teve oportunidade de aprender com os artistas convidados e elaborar as suas próprias peças. Por graça, um pequeno grupo do curso EFA 357 fez questão de moldar a ovelha Dolly, por referência ao debate, neste momento em curso, sobre as implicações bioéticas da manipulação genética da espécie através da clonagem.

A todos quantos se disponibilizaram para participar nesta Mostra / Oficina, o nosso grato reconhecimento.

A professora: Maria Teresa Afonso