Histórias de Vida - Fragmentos de Humanidade sobre o Dr. Jorge Correia, por Carlos Teixeira


A nível europeu, o ano de 2012 foi escolhido para celebrar o ENVELHECIMENTO ACTIVO e AS RELAÇÕES SOLIDÁRIAS ENTRE GERAÇÕES.
No âmbito deste tema, o envelhecimento ativo, decorreu até 16 de SET. passado um concurso, HISTÓRIAS DE VIDA, cujo desafio consistia em narrar a vida de alguém que sabe envelhecer de boa saúde e continua a desempenhar um grande e importante papel na família e na sociedade.
O Carlos Teixeira, aluno do 12º A1, não deixou passar esta oportunidade em branco e a sua história de vida, FRAGMENTOS DE HUMANIDADE, ganhou o primeiro prémio a nível nacional.
O idoso saudável e ativo que foi o protagonista: desta história de vida é o nosso patrono: Dr. Jorge Augusto Correia.

Resumo do trabalho escrito: 


“Fragmentos da Humanidade” – Jorge Augusto Correia
Autor: Carlos Moura Teixeira
Durante a nossa vida, cruzamo-nos com milhares de pessoas e falamos com outros tantos milhares. Porém, desses milhares, apenas algumas conseguem deixar a sua marca por onde passaram, viveram e também naqueles com que eles conviveram.  Jorge Augusto Correia, médico de profissão e político por ocasião, é o exemplo perfeito de pessoa que, nas mais variadas áreas da sociedade, conseguiu ser brilhante e interventivo. O doutor Jorge Correia foi o médico de sempre da minha família paterna. “Amabilidade”, “trato fácil” e “diagnóstico certeiro” são as expressões que sempre ouvi associadas a essa ligação de há muitos anos. Hoje é o patrono da escola que frequento.
Na cidade que o viu crescer, teve uma influência assombrosa na promoção de melhores condições de vida. A nível nacional, tentou estimular a formação de uma sociedade mais coesa, equitativa e justa. Na sua profissão, tem consciência de que fez tudo o que estava ao seu alcance para curar todos os pacientes que o procuraram. Com a família, foi um pai e marido dedicado, não tanto como queria devido à exigência da sua profissão. Mas qualquer homem de múltiplas causas acaba sempre por descurar algum lado da sua vida.
Ajudar, trabalhar e ser feliz é a terapêutica recomendada por este médico. Sem efeitos colaterais. E assim se enche uma vida.

Veja também:

- Artigo completo Fragmentos de Humanidade AQUI

 - Fragmentos de Humanidade / Shreds of Humanity ( VÍDEO / texto em inglês) AQUI

- Vídeo clip de apresentação de Fragmentos de Humanidade AQUI