ENCONTROS COM AUTORES: Fernando Esteves Pinto e a sua obra «Brutal»

ENCONTROS COM AUTORES

Dia 6 de Julho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

Brutal

de

Fernando Esteves Pinto




apresentação por



Miguel Real



Mais um Encontro com Escritores, desta vez com Fernando Esteves Pinto. Poeta, romancista e editor, o autor nasceu em Cascais em 1961, tendo colaborado no DN Jovem (Diário de Notícias) e no Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o Prémio Inasset -Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura. Está publicado em Espanha, México e Marrocos, e representado em várias antologias nacionais e internacionais. Em 1998 obteve uma bolsa de criação literária pelo Ministério da Cultura/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Foi co-fundador e coordenador do “Sulscrito” – Círculo Literário do Algarve e também do projecto literário hispano-luso Palavra Ibérica.

Da sua obra literária destacam-se: Na Escrita e no Rosto (poesia); Siete Planos Coreográficos (poesia); Ensaio entre Portas (poesia); Conversa Terminais (romance); Sexo entre Mentiras; Privado (novela), Área Afectada (poesia).

Brutal é um romance onde se representam todos os traumas da infância, da adolescência e da idade adulta resultantes da decadência humana: violência doméstica, abuso sexual e disfunção emocional. Brutal tem como base narrativa dois personagens que são um só – um jovem e um velho, duas idades da mesma pessoa, ambos fascinados pelo teatro – que, no cenário das suas próprias vidas, dramatizam impiedosamente os momentos que fundamentam e marcam as suas existências. Nesse palco do romance são postos em causa e analisados, até à humilhação de se sentirem culpados um do outro, na relação perversa que ambos sentem pela natureza humana. É um duelo entre a maldade e o remorso, onde o amor e a escrita são meros figurantes.

“Nos livros de Fernando Esteves Pinto, embora não exista uma história clássica propriamente dita, existe um dramatismo pungente de escrita, um sofrimento à flor da pele. (…) Existem actualmente três romancistas que têm atribuído ao sexo um importantíssimo papel nos seus livros. Um deles é Fernando Esteves Pinto.” Miguel Real in JL


Paula Ferreira


Divisão de Cultura e Turismo
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Rua da Comunidade Lusíada, nº 21
8800-397 Tavira


Tel: 281 320 576 /585 Fax: 281 325 727
Munícipio de Tavira