Festa do Cinema JCE (Juventude, Cinema e Escola)

Não foi a 20 de Maio, nem num cinema perto de si, que decorreu a Festa do Cinema para alunos JCE dos 11º e 12º anos. Vicissitudes várias, impediram uma festa a sério com a participação das outras Escola Secundária do Projecto – programas para cumprir, falta de transporte, impossibilidade de trocar aulas…


A festa, programada para o Cinema António Pinheiro em Tavira, dado ser a Escola da rede com mais turmas, alunos e professores envolvidos, decorreu no Auditório da nossa escola a 27 de Maio, e eu adorei. Não houve entidades várias nem discursos ou formalismos de qualquer tipo. Só alunos e professores numa partilha caseira e divertida. Vimos filmes produzidos pelo Mauro Viegas e Sara Silvestre, projectaram-se posters da Ana Jesus, Tiago Pereira (12ºE), Inês Nunes, Rita Rosário e David Chagas (12º C), vimos muitas curtas-metragens que a coordenadora do Projecto, professora Graça Lobo, escolheu e partilhou, lemos histórias fantásticas da Soraia Lázaro e Mariano Ribeiro (12º C), que poderão ser argumentos para curtas-metragens, e “poemas com cinema”, com a participação de leitores como a Sofia Grácio (12º E), o Guilherme Neves (12º C), a coordenadora Graça Lobo e eu própria.

Até houve uma espécie de aula aberta com perguntas e respostas sobre técnicas de animação, e a informalidade reinou, com muitas palmas e sorrisos. Foquei apenas os alunos cujos trabalhos foram premiados com menções honrosas, livros e DVD oferecidos pela DREALG e bilhetes de cinema facultados pelo André Viane, director do cineclube de Tavira que nos honrou, estando presente. Auditório à pinha!

De salientar a incontornável presença do Professor José Couto, Professor JCE, na mediatização e comando das operações que permitiram a exibição dos trabalhos premiados.





Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente.

A professora: Edite Azevedo