A prova de que uma visita de estudo é uma atividade privilegiada para a reflexão e a aprendizagem encontra-se neste Roteiro e Relatório de Visita de Estudo ao Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian. A atividade foi organizada pela professora de Filosofia Maria Alberta Fitas, e nela participaram as turmas A1, A2 e E do 11º ano de escolaridade.
Folheie este e-book, realizado pelo Carlos Teixeira, Daniela Domingues, Gyulkibar Ahmed e Mariana Carlota, que nos fala sobre «O poder da arte! Arte, sociedade e mudança», «A Matemática na Arte» e «Arte e Estética», entre outros.Exposição: Para ti, meu amor / For you, my love
For some people Valentine’s Day may seem to be an excuse of sellers to make people buy and consume even more than they do, but actually there is History related to the day chosen for the celebration of the in loved ones. That is why the team of teachers working in the library decided to exhibit the legend of Valentine’s day and also the myth of Cupid. So, if you still think that Valntine’s Day is just a day for business, enrich your cultural background and get to know a bit more about the Saint who married couples.
The team of teachers counted on the help of Classes CEF Eletricista de Mautenção and Administração for the decoration of the library.
Some students do not enjoy writing so much, others simply consider Valentine’s Day ridiculous, but others proved that perhaps there is not a better topic to write about than love. Well, at least some students in the classes 10ºTIG, TAGD, TCM1 and CEF proved that, by writing interesting poems in Portuguese and also in English. Students from classes 10ºE and 10º C1 also joined in, either writing in Portuguese or in English.
In the name of all the teachers who participated in the celebration of Valentine’s day, I would like to leave some words to these students:
Congratulations on your inspiration and effort to make this day a bit more meaningful for the school community. It is very rewarding to see our students producing something with enthusiasm!
The teacher: Susana Nassa
VIII Bibliopaper das Letras
Estão abertas as inscrições para o VIII Bibliopaper das Letras. Inscreve-te até ao dia 24 de fevereiro. Para tal, envia um e-mail para mariacouto@estavira.com. Basta indicares o teu nome, ano e turma e manifestares o teu interesse em participar.
A primeira prova é constituída por questões de conhecimentos gramaticais e literários.
Tens uma semana para a realizares e podes socorrer-te de todos os meios de consulta.
Entrega, até ao dia 2 de março, a resolução das questões à professora Maria Antonieta Couto ou deixa-a na Biblioteca.
Há prémios para os três melhores classificados da prova final, a realizar na última semana do segundo período.
Para mais informações, consulta o regulamento.
Há prémios para os três melhores classificados da prova final, a realizar na última semana do segundo período.
Para mais informações, consulta o regulamento.
O amor em ensaios de escrita poética
Para além dos textos que compõem a exposição «Para ti, meu amor», produzidos pelos alunos do 10º ano, curso profissional TIG, entre outros, aqui publicamos dois, evidência do seu ensaio de escrita poética.
INFORTÚNIO
Procuraste-me pelo Mundo
Andava eu nas montanhas perdido,
Encontraste-me… Vagueando neste sono profundo
Foste o meu sonho preferido!
Logo que te vi… senti uma queda mística
Senti-me completo, com o destino incerto
Roubaste-me o coração, senti-me altruísta,
Um rei, o dono do mundo, um vagabundo!
Nesta confusão, foste… és, a minha maior paixão
Eras tu, a única, que eu queria, que eu desejo!
Por ti dava tudo… até o meu coração, a minha vida,
É por ti que luto, mas tu, minha querida,
Nem sabes da minha existência…
É da minha penitência…
Jorge Almeida, Nº17, 10º TIG
Meu amor,
minha chave interior
meu céu multicor.
Meu sol que me ilumina,
meu pecado que me incrimina,
minha luz feminina.
Minha mina de diamante,
meu sorriso brilhante.
Minha, meu...
mas eu é que sou teu.
Bruno Andrade e Nuno Jesus , 10º TIG
Exposição: Para ti, meu amor
Em articulação com os conteúdos programáticos da disciplina de Português, os alunos do 10º ano, turmas C2, TAGD e TIG, orientados pela professora Paula Pereira, realizaram leituras, pesquisas e escrita criativa sobre o tema do amor.
Por isso, durante esta semana em que se celebra o Dia de S. Valentim, a par da exposição no átrio da Biblioteca, publicamos alguns exemplos da sua produção escrita.
Veneza, 4 de Maio de 1948
Minha querida Inês,
Eram hoje cinco e vinte da manhã quando a saudade me acordou. Decidi então escrever-te esta carta e dizer-te, meu amor, que as saudades que tenho aumentam a cada minuto que passam. Sinto a tua falta, sinto falta do teu cheiro, daquele perfume de jasmim, sinto falta dos teus cabelos de ouro, do macio da tua pele, sinto falta de ti, somente de ti.
Aqui em Veneza, sem ti, já nada faz sentido. Tu partiste e o meu mundo desabou. Fiquei como uma flor sem água. Minha querida Inês, a ansiedade de te poder voltar a abraçar é cada vez maior… As saudades de ver esse teu sorriso, que é lindo, esses teus olhos azuis como o céu… Não sei mais como exprimir o quão te amo, só te posso mostrar no momento em que te beijar.
Inês, que o vento te leve todos os beijos que te mandei…
Com todo o Amor,
Vasco
Autoria: André Santos, Hélder Baptista e Joana Rosa, 10º C2
Palestra «Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas»
A CMT/BMAC, a Associação Agostinho da Silva e a Associação Nacional de Paremiologia patrocinam a Palestra «Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas», por Fernando Dacosta e Miguel Real, a ocorrer no sábado, dia 11 de janeiro, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos ( BMAC), pelas 16:30.
Paralelamente, poderá visitar a exposição sobre Agostinho da Silva.
Acção de formação: INE / RBE - A literacia estatística
«A literacia estatística na aprendizagem do currículo» é uma acção de formação organizada pela Biblioteca com o patrocínio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Instituto Nacional de Estatística. Esta acção mereceu a atenção de muitos professores de várias áreas curriculares e decorreu na segunda feira, 6 de fevereiro, entre as 14:30 e as 17:30 nas instalações da nossa escola.
De visita ao Centro de Arte Moderna e ao Museu Calouste Gulbenkian
No dia 12 de janeiro, p.p., as turmas do 11º A1,A2 e E realizaram uma visita de estudo, ao Centro de Arte Moderna e Museu Gulbenkian, no âmbito do Programa Descobrirproporcionado pela referida Instituição. Cada turma disfrutou de duas visitas guiadas, marcadas de acordo com as respetivas áreas de estudo, tendo sido os alunos acompanhados pelos professores Serafim Gonçalves, Maria Alberta Fitas e João Madalena, respetivamente.
Dos momentos enriquecedores, não só de aquisição de conhecimentos sobre arte, ou das múltiplas leituras e reflexão filosófica que sobre ela se pode fazer, mas também de interdisciplinaridade com a menos óbvia da disciplina, que tanto nos surpreendeu, a Matemática, se dá aqui conhecimento. Este é um de entre tantos relatórios que ilustram quão profícua foi a visita. De outros se dará, brevemente, notícia.
Maria Alberta Fitas
(Professora de Filosofia)
Relatório Visita CAM Sofia BasílioClube «Mentes Empreendedoras»
A primeira reunião do clube "Mentes Empreendedoras" realizar-se-á no próximo dia 3 de fevereiro, pelas 15h50m, na sala 9, da nossa escola.
A ordem de trabalhos será:
1. Objetivos e cronograma do projeto e clube Mentes Empreendedoras;
2. Diálogo sobre o papel de cada um no clube ME e brainstorming coletivo acerca das funções e propósitos do clube;
3. Próximos passos e tarefas a desenvolver;
4. Formação de grupos de trabalho e distribuição de tarefas.
1. Objetivos e cronograma do projeto e clube Mentes Empreendedoras;
2. Diálogo sobre o papel de cada um no clube ME e brainstorming coletivo acerca das funções e propósitos do clube;
3. Próximos passos e tarefas a desenvolver;
4. Formação de grupos de trabalho e distribuição de tarefas.
Destinatários:
Todos os alunos que participaram no workshop ME e outros que queiram ser empreendedores
Desempenho excelente na primeira prova do Concurso «Jovens Jornalistas de Ciência»
Scientiaocupa 2º posto na corrida a Nova Iorque
Procurar as melhores histórias. Ir para o terreno. Compilar informação. Ser criativo. Dominar a língua portuguesa e a terminologia científica. Ser um jornalista na verdadeira acepção da palavra, encarnando o seu papel activo enquanto formador de consciências na sociedade. É este o desafio proposto desde Setembro a mais de 145 equipas lusófonas.
Criar um artigo jornalístico sobre o projecto de cooperação interescolar Impulsolar desenvolvido pelo Centro Ciência Viva de Tavira, em 2008, era o repto da organização. Três alunos da turma A2 do 11º ano da nossa escola - Carlos Teixeira, Mariana Carlota e Ricardo Rolim – acederam ao proposto e enviaram a sua prova, poucos dias antes de passarmos para 2012.
Aí, as cinco melhores equipas serão colocadas à prova, com uma entrevista inesperada, lutando pela glória e por uma viagem até Nova Iorque.
Carlos Teixeira, 11º A2
Subscribe to:
Posts (Atom)