Participação nos Concursos da Universidade Católica

Mais uma surpresa! Em período de avaliações, os professores do 10ºA2 souberam que os alunos Carlos Teixeira e Ricardo Rolim, e Carlos Teixeira e Mariana Carlota tinham participado, apoiados pela professora Alberta Fitas e Helena Bartolomeu, nos concursos: Prémio Inter-Escolas CATÓLICA Ciência e Saúde 2011 - “Ciência, Saúde e Voluntariado de Mãos Dadas” e "Prémio Católica Engenharia, Inovação Sustentabilidade", respectivamente.
Sabendo-se que os alunos Carlos e Ricardo, bem como os alunos do 11ºA1, David Rua Amaro e Rita João Trabulo Silva,  que também tinham concorrido, apoiados pelo professor, Pedro Gabriel, estariam entre os finalistas, logo se perspectivou a ida a Lisboa.

Disponibilizado o autocarro do Município, alunos concorrentes, os colegas do 10ºA2 e as professoras, no dia vinte e sete de Abril, puseram-se a caminho. Infelizmente, nenhuma equipa ganhou o prémio, mas nada se perdeu, porque para além dos honrosos 8º e 17º lugares, entre as 132 equipas concorrentes, proporcionou-se um convívio saudável, vivenciou-se um dia diferente, num local até aí desconhecido, experimentaram-se sensações novas, através de exercícios e equipamentos próprios dos bombeiros, percebemos como se treinam os aprendizes de enfermagem, em situações de risco para as vidas que ajudam a salvar e visitaram-se laboratórios que permitiram conhecer e experienciar alguns dos projectos que se podem realizar, no âmbito das várias engenharias, que a Universidade oferece, nomeadamente, da Engenharia Biomédica e da Engenharia Industrial. Quanto ao prometido almoço, não foi tarefa fácil chegar até ele, mas quando há muitos comensais, já sabemos que poucos se salvam! E o regresso chega sempre mais depressa do que o desejado.


Do empenho dos nossos alunos, no que ao Prémio Inter-Escolas CATÓLICA Ciência e Saúde 2011 diz respeito, fica o testemunho dos seus ensaios.

- Avante, voluntário!, de David Amaro e Rita Silva




- UM SENTIDO PARA A VIDA, de Carlos Teixeira e Ricardo Rolim
Um ensaio de uma equipa de Barroselas, Viana do Castelo, recebeu o primeiro prémio.
Para um maior enriquecimento, aqui deixamos o link do trabalho vencedor, na página 13 da publicação a que pode aceder.

Alberta Fitas