Voluntariado Ambiental para a Água - Alunos do 11º monitorizam a qualidade da água, em Tavira

Na continuidade do trabalho iniciado no ano letivo transato, a nossa escola participa no “Voluntariado Ambiental para a água”. 

 Este projecto é dinamizado pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), e tem este ano a participação e apoio do Centro de Ciência Viva de Tavira. Consiste numa monitorização voluntária, por parte de um grupo, da qualidade da água, quer de ribeiras de água doce, quer na zona litoral. 

Algumas escolas algarvias estão envolvidas neste tipo de voluntariado, ao mesmo tempo que desenvolvem um trabalho de estudo científico de um curso de água. Este estudo é feito segundo vários parâmetros ou indicadores, como sejam o estudo de comunidades de foraminíferos como os bioindicadores da qualidade da água. 

As turmas 11ºA2 e 11ºA3 participam este ano letivo no projeto, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, com orientação da professora Augusta Carvalho. Cada uma das turmas realizou uma saída de campo para recolha de sedimentos para análise posterior em laboratório dos foraminíferos presentes (espécies, quantidade, diversidade e outros). A turma 11ºA2 monitorizará um ponto da Ria Formosa, em Santa Luzia, tendo realizado uma saída de campo no dia 12 de Março, com a participação da professora Teresa Afonso e da bióloga Ana Moura do CCV de Tavira. À saída de campo, seguiu-se trabalho laboratorial, ainda em curso. 

Por sua vez, a turma 11ºA3 monitorizará o estuário do rio Gilão, entre o Pingo Doce e a Ponte dos Descobrimentos, tendo realizado uma saída de campo no dia 21 de Março. Nas saídas de campo é preenchida uma ficha disponibilizada pela ARH e no final deste estudo é feito um pequeno relatório com os resultados obtidos sobre a qualidade da água. 

 A este grupo de alunos, poder-se-ão juntar outros que queiram aderir a este tipo de voluntariado.
A professora de Biologia e Geologia, Augusta Carvalho