Concurso Jovens Jornalistas de Ciência - equipa «Scientia», da ESJAC na final


A Figueira da Foz espera por eles!


Entroncamento, Tavira, Braga, Porto e Beja  na final de «JJC»


«Espaço Científico» vai à frente com escassa margem de três pontos


A equipa «Scientia», de Tavira, ficou em segundo lugar na primeira fase do concurso «Jovens Jornalistas de Ciência”. Arrecadou 729 pontos, menos três do que a “Espaço Científico” do Entroncamento e apenas mais três do que a «Science Today» de Braga.

    Foi uma primeira fase, constituída por três provas, a que concorreram 147 equipas de todo o continente.
Chegaram ao fim as cinco melhores equipas.
    A Figueira da Foz vai receber no próximo dia 25 de maio uma final inédita neste tipo de concursos. Durante cinco horas, os participantes vão fazer uma entrevista ao vivo a um ou uma cientista de que apenas tomarão conhecimento no início da prova que começa às 15 horas.
    Trata-se de uma entrevista escrita que terá um máximo de cinco mil caracteres (incluindo os espaços). Durante duas horas, terão oportunidade de fazer investigação sobre o ou a cientista com quem vão conversar e podem ter grupos de apoio que os ajudem nesse trabalho de pesquisa. Nesta primeira parte podem ter a colaboração direta dos seus professores. Seguidamente, têm meia hora para efetuar a entrevista e depois dispõem de duas horas e meia para a escrever. Os professores não participam na entrevista nem na redação direta da mesma.

    Os resultados e as distinções a atribuir serão conhecidos apenas no dia seguinte durante a V Gala da Ciência que se realiza no Casino da Figueira da Foz a partir das 19:30h.
Vão ser, por certo, momentos muito especiais.
 A professora, Maria Helena Bartolomeu